“Mulheres a rir sozinhas com salada” é a imagem a abrir a primeira temporada de SURREABSURDO. Dedicada a performance, arte e conversa inspirada pelos movimentos absurdismo e o surrealismo, que este ano celebra-se o centenário desde o Manifesto Surrealista de 1924, a temporada arranca na sexta-feira, 6 de setembro, no Cella Bar Lounge, na ilha do Pico.
A tendência publicitária estranhamente omnipresente de retratar mulheres comendo salada alegremente, levou Terry Costa a convidar mulheres da ilha montanha para uma conversa sem palavras. Carina Nunes, Catarina Costa, Claúdia Melo, Daria Kolesnik, Diana Zimbron, Faith Kinge e Ludmilla Soares têm a honra de abrir a noite de performance.
A segunda parte do evento é intitulada de “Rimas & Notas”. A dupla pai-filho Ernesto e Guilherme Rodrigues é uma das mais prolíficas no panorama musical de Portugal. Conhecidos pela sua abordagem inovadora à improvisação livre, as suas atuações fornecem em tempo real uma experiência sonora viva, vibrante e em constante mudança, rara nos palcos mundiais. Ernesto, violinista e violetista, e Guilherme, violoncelista, utilizam técnicas estendidas e exploração sonora para criar paisagens auditivas únicas. Com anos de prática conjunta e uma profunda conexão musical, suas performances são aclamadas pela crítica e inspiram uma nova geração de músicos. Ambos são membros ativos do selo Creative Sources Recordings, dedicado à música experimental e improvisada. O duo será acompanhado por palavras declamadas por Terry Costa.
A primeira noite encerra com uma imagem inspirada pelas obras de quatro escritoras: Alice Birch, Jackie Sibblies Drury, Ruby Rae Spiegel e Sheila Callaghan intitulada “Anatomia do Suicídio #2”.
RL/Miratecarts