A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Pescas, adjudicou ao consórcio Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A. e ETERMAR – Engenharia e Construção, S.A. a empreitada de melhoramento do Porto do Topo, na ilha de São Jorge, num investimento superior a seis milhões de euros.
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, salientou que estas obras visam “aumentar a área em terra destinada ao estacionamento de embarcações, ampliar a frente de acostagem, melhorar as condições de abrigo do cais existente, bem como proteger a base da falésia da erosão marítima”.
A solução projetada prevê a criação de uma nova rampa de varadouro, a construção de um molhe cais a sul do atual cais, sendo que na base da falésia será construído um muro para proteger a zona utilizável do terrapleno contra as quedas de material da falésia.
Esta empreitada, que tem um prazo de execução de 24 meses após a consignação, resulta de um compromisso assumido pelo Governo dos Açores.
GaCS/RL Açores