Obter a cidadania portuguesa passa a ser mais difícil

O Governo aprovou, esta segunda-feira, quatro mudanças na lei que visam alterar as regras da imigração em Portugal. As alterações passam por criar uma unidade de estrangeiros e fronteiras na PSP, por alterar a lei da nacionalidade, dificultando o acesso à cidadania portuguesa, e por alterar a lei de estrangeiros, limitando o reagrupamento familiar e prevendo a perda de nacionalidade de quem cometer crimes graves.

As regras da nacionalidade e da imigração vão ficar mais apertadas. Aos jornalistas, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, explicou que estão em causa “mudanças imprescindíveis“.

As mudanças em causa são relativas não só à Lei da Nacionalidade — aumentando-se o prazo mínimo de residência –, mas também à Lei de Estrangeiros — admitindo-se uma “via verde” para atração de docentes, investigadores e estudantes estrangeiro .

A decisão está agora nas mãos do Parlamento.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *