Padre Manuel Silveira vai ter biografia em livro – “Pegadas de uma Caminhada” será apresentado a 23 de abril

O Padre Manuel Silveira nasceu a 20 de fevereiro de 1941, na Praia do Almoxarife, no Faial. Atualmente, encontra-se na situação de Pároco Emérito da Vila das Velas, em São Jorge, onde vive desde 1980.

O sacerdote vê agora a sua história ser publicada em livro pelo autor António Neves Leal, que nesta biografia retrata a vida do Padre Silveira, como é conhecido na ilha, desde a sua infância à intimidade familiar, passando por eventos como a sua formação seminarística, a sua ordenação sacerdotal, as experiências de imigração e até mesmo as efemérides a que esteve ligado.

O livro conta com 400 páginas e é uma obra bastante ilustrada e documentada que “desvenda as várias facetas do percurso longo, profícuo e diversificado de uma notável figura do clero açoriano”, como considerou o autor.

Desde orador, colaborador de órgãos de comunicação social, animador cultural, professor ou defensor do património artístico e histórico, foram vários os papéis desempenhados ao longo dos anos pelo Padre Manuel Silveira.

Papéis esses que vêm também descritos no livro através de textos do próprio biografado, o que de acordo com António Neves Leal dá um “acentuado valor documental” ao livro, bem como um “melhor conhecimento do protagonista e dos contextos em que se move”.

O livro, composto na União Gráfica Angrense, está a ser impresso em Ponta Delgada e deverá estar concluído no fim deste mês ou começo de fevereiro.

A obra vai ser apresentada primeiramente nas ilhas do triângulo e, posteriormente, na Terceira, Graciosa e S. Miguel.

O primeiro lançamento público terá lugar, nas Velas, a 23 de abril, dia de São Jorge e feriado municipal e a apresentação fica a cargo de Frederico Maciel antigo Presidente da Câmara de Velas e atual Provedor da Santa Casa da Misericórdia.

Liliana Andrade/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados

Deixe uma resposta