Padre Silveira agraciado com grau da Honra pela Confraria Gastronómica da Panela ao Lume, em Guimarães

O Padre Emérito. Manuel Silveira, antigo pároco da Matriz das Velas, foi recentemente agraciado com o grau de Honra (Mestre) pelo Juiz da Confraria Gastronómica da Panela ao Lume, em Guimarães.

O Padre Silveira foi, assim, entronizado Confrade “em reconhecimento do interesse que tem dedicado à Cultura e Gastronomia Portuguesa”, como foi dado a saber pelos documentos trazidos de Guimarães pelo Padre Emérito.

O convite para a entronização já havia sido endereçado as Padre Silveira já no ano de 2010, no entanto só agora, mais precisamente a 26 de setembro, lhe foi possível estar presente na cerimónia que lhe concedeu este “tão nobre título”, como considera o antigo pároco da Matriz das Velas, que acredita ainda que esta é uma “mais-valia não para si, mas para a ilha de São Jorge”.

Uma entronização que, segundo a organização, ganha mais simbolismo, tendo em conta a germinação feita há já alguns anos entre a Confraria Gastronómica Panela ao Lume e a Confraria do Queijo de São Jorge.

A Confraria Gastronómica Panela ao Lume foi fundada em 1986 e o seu objetivo principal passa pela investigação, divulgação e defesa do Património gastronómico Português e de toda a Gastronomia.

Liliana Andrade/RL Açores