Quarenta e oito escolas da Região Autónoma dos Açores mobilizam-se para escolher os alunos que as irão representar nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2016.
Esta é a fase da sessão escolar em que as escolas se empenham em sessões de esclarecimento e debate convidando para o efeito deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e da Assembleia da República.
A presente etapa culminará nas votações das listas candidatas, numa eleição que determinará a representação de cada escola no Parlamento dos Jovens: as 30 escolas do Ensino Básico escolherão quem participará no debate no Parlamento dos Açores no dia 22 de fevereiro e as 38 escolas do Ensino Secundário estarão em sessão plenária no dia 23 de fevereiro.
Só então será decidido, igualmente por votação, a representação regional na Assembleia da República.
A iniciativa, uma organização da Assembleia da República em parceria com o Assembleia Legislativa da Região Autónoma e do Governo Regional dos Açores, apela a uma participação ativa das escolas dos Açores neste programa, dando igualmente a conhecer as responsabilidades do mandato parlamentar, estimulando as capacidades de argumentação dos jovens na defesa das suas ideias e o respeito pela participação cívica e política.
GI ALRAA/RL Açores