As políticas de saúde na região em geral e em São Jorge em particular marcaram a sessão de esclarecimento levada a cabo pelo PSD Açores, esta segunda-feira, marcando também o início dos Roteiros da Mudança, igualmente promovido pelos sociais-democratas.
A sessão, que decorreu na Sociedade Nova Aliança, contou com as explanações dos deputados regionais Luís Maurício e António Pedroso e do Presidente do PSD Açores, Duarte Freitas.
António Pedroso voltou a lamentar a situação que se vive no sector da saúde em S.Jorge. A necessidade de médicos de medicina geral e familiar e uma maior deslocação de médicos especialistas continuam a ser as maiores preocupações.
Luís Maurício ficou encarregue das explicações mais detalhadas das novas medidas do Serviço Regional de Saúde, acusando sempre a governação socialista de “enganar a população”.
De acordo com o social-democrata, em São Jorge, e durante a governação socialista, a saúde dos jorgenses piorou, apontando como factores principais a falta de cuidados de saúde primários.
Para o deputado regional a política de incentivos à fixação de médicos de medicina geral e familiar não tem funcionado.
Luís Maurício também criticou a deslocação de médicos especialistas à ilha, que tem sido praticamente nula, como salientou.
Por seu turno, Duarte Freitas frisou que uma das principais preocupações dos açorianos e nomeadamente dos jorgenses se prende com os cuidados de saúde, defendendo uma grande mudança neste sentido.
Duarte Freitas acredita que os açorianos estão abertos a essa mudança, frisando que estes roteiros servem também para “devolver a esperança” à população, destacando sempre o factor mudança.
Este conjunto de iniciativas, sob o lema, “Roteiros da Mudança”, vai realizar-se em todas as ilhas dos Açores, contemplando deslocações de Duarte Freitas a instituições relacionadas com os temas em análise, reuniões com parceiros sociais, sessões de esclarecimento e contacto com as populações.
LA/RL Açores