Durante o plenário do mês de março um dos temas em destaque foi a Interpelação do PCP sobre precariedade laboral e programas ocupacionais na região.
A RL Açores esteve à conversa com os deputados regionais eleitos pela ilha de São Jorge, de forma a perceber a sua opinião sobre este assunto no que toca exclusivamente à ilha que representam na Assembleia Legislativa Regional.
Para Ana Espínola do CDS-PP, o problema não está nos programas ocupacionais, que até se têm revelado adequados para responder às necessidades dos desempregados e até mesmo para inserir os jovens no mercado de trabalho. O problema, de acordo com a deputada democrata-cristã, está no facto de o Governo Regional não dar condições para que a economia jorgense se desenvolva de forma a potenciar a criação de emprego na ilha.
Do ponto de vista do PSD e segundo o deputado António Pedroso, o maior problema reside, e estando de acordo também com a deputada Ana Espínola, no facto do Governo açoriano não promover as acessibilidades, o que por consequência dificulta o investimento na ilha de São Jorge.
Já de acordo com André Rodrigues, deputado socialista eleito por São Jorge, os programas ocupacionais estão a funcionar bem na ilha e o Governo tem contribuído de diversas formas para potenciar a economia da ilha e, por consequência, promover a criação de emprego em São Jorge.
A opinião dos deputados jorgenses sobre a situação económica da ilha e sobre as perspetivas de emprego, opiniões que pode ouvir na íntegra, hoje, pelas 20h, no programa “À Volta da Ilha”.
Liliana Andrade/RL Açores