Resultados das provas finais de 9.º ano comprovam convergência dos Açores com média nacional

Os resultados das provas finais de 9.º ano revelam uma tendência consistente de convergência da média regional dos Açores com a média nacional a Português e a Matemática. Inclusivamente, a Matemática, os Açores tiveram o melhor resultado desde 2012.

No caso de Matemática, a Região aumenta pelo quarto ano consecutivo a sua média regional, passado de 35,7% em 2022 para 45,5% em 2025 e no caso do Português passa de 49,4% em 2022 para 55% em 2025, quando a média nacional a Português se situa atualmente em 58% e a Matemática em 51,8%.

Em causa estão resultados que espelham uma evolução positiva, que é fruto do investimento na Educação nos Açores e que já tinha encontrado paralelo nos resultados dos alunos dos Açores obtidos em estudos internacionais, como é o caso do TIMMs.

No caso das provas ModA, sendo a primeira vez que são aplicadas a nível nacional, a Região não tem termo comparativo com anos anteriores. Ainda que os Açores apresentem resultados abaixo das médias nacionais a Português e a Matemática, destaca-se esta última com maior diferenciação em relação à média nacional ( menos cinco pontos percentuais no 4.º ano e menos 3,9 pontos percentuais no 6.º ano). Com média positiva encontra-se a disciplina de Inglês no 4.º ano com 54,8%.

Ainda nas provas ModA destaque também para as dimensões compreensão e produção de texto com resultados regionais muito próximos das médias nacionais e para alguns concelhos dos Açores, nomeadamente Calheta, Lajes do Pico, Santa Cruz das Flores e Corvo, com resultados em linha com as médias nacionais.

Na sequência da receção dos relatórios de escola da avaliação externa das aprendizagens, a Direção Regional de Educação e Administração Educativa vai solicitar a cada escola a análise destes resultados, bem como a definição de estratégias, que serão posteriormente analisadas no âmbito do Conselho Coordenador do Sistema Educativo Regional.

Recorda o Executivo Regional que a Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto tem promovido uma série de projetos para o 1.º ciclo do ensino básico com vista a intervenção precoce na promoção do sucesso, nomeadamente o desenvolvimento do programa “AaZ – Ler Melhor, Saber Mais” e do “Pensamento Computacional”.

RL/GRA