
A Escola Profissional da Ilha de São Jorge assinou, na passada semana, com o Governo Regional e com a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge, um Protocolo de Alargamento da Saúde Escolar aos mais de 100 alunos da instituição.
Para Vasco Cordeiro, o Presidente do Governo Regional, que presidiu a esta cerimónia, a extensão deste projeto é, “sem sombra de dúvida, uma aposta no futuro coletivo e no futuro de cada uma das crianças e jovens da Região.
Integrando médicos, enfermeiros, terapeutas da fala, psicólogos, nutricionistas e professores, num total de cerca de 400 profissionais, este projeto já abrange 175 escolas da Região, ou seja, uma cobertura integral do ensino regular, desde o pré-escolar ao secundário, abrangendo, no último ano letivo, cerca de 40 mil alunos de todas as ilhas.
Na prática, a Saúde Escolar inclui, entre outras iniciativas, um exame global de saúde às crianças e jovens, através da realização de vários rastreios, desenvolvendo também iniciativas de promoção de hábitos de vida saudáveis.
Na ocasião, Roger Sousa, o Diretor Executivo da Escola Profissional da Ilha de São Jorge, mostrou-se muito satisfeito com a chegada da Saúde Escolar à Escola Profissional, considerando que esta é uma estratégia de grande importância para a comunidade escolar.
Roger Sousa aproveitou ainda a ocasião para destacar a elavada taxa de empregabilidade dos alunos que saem da Escola Profissional da Ilha de São Jorge nas mais diversas áras, destacando ainda que a Escola quer continuar a apostar em novas valência como é, por exemplo, o caso da instalação de uma incubadora de empresas.
GaCS/LA/RL Açores