Soluções para a EPISJ têm de garantir um funcionamento em pleno, considera Aníbal Pires

O deputado do PCP Açores, Aníbal Pires, visitou esta quarta-feira a Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ), onde destacou a importância desta instituição de ensino quer para a ilha, quer para as infra-estruturas do ensino profissional dos Açores.

Apesar de conhecidas as dificuldades que a EPISJ atravessa, Aníbal Pires diz ser necessário encontrar soluções para que seja aproveitada a capacidade instalada quer em termos de equipamentos quer em termos de recursos humanos.

Aníbal Pires salientou que uma das soluções para os problemas da escola passa pela oferta formativa da escola que deveria “ser mais alargada”, sendo que é preciso que “entrem em funcionamento mais cursos de formação profissional de base, mas também outros cursos e outro tipo de oferta de formação profissional para que as receitas da escola sejam suficientes não só para garantir o seu funcionamento, mas também para contribuir para o problema que vem de há algum tempo, desde a construção da própria escola”.

“Essas soluções têm de ser encontradas em diálogo com o Governo regional e com as forças vivas de São Jorge, de modo a que não se desperdice o investimento que aqui está feito e, sobretudo, a capacidade que aqui está instalada”, frisou o deputado do PCP Açores.

De acordo com Aníbal Pires, as soluções a serem encontradas têm de garantir o “pleno funcionamento” da escola, uma vez que se “a escola funcionar em pleno, também os seus recursos humanos, quer ao nível de funcionários, administrativos, auxiliares, quer ao nível de formadores, todos eles serão necessários”.

“É preciso encontrar soluções para que a escola seja aproveitada a 100% e nessa altura todos são necessários”, referiu o deputado regional.

Liliana Andrade/RL Açores