
Esta quarta-feira, dia 8 de julho, os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica dos Açores estão em greve como forma de protesto contra a recusa, por parte do Governo Regional, em negociar para a Região Autónoma dos Açores a revisão da carreira dos Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) e os descongelamentos a aplicar a estes profissionais.
Os profissionais vão concentrar-se em várias ilhas do arquipélago como forma de mostrarem a sua revolta face à situação. As concentrações irão decorrer, em simultâneo, entre as 11h00 e as 13h00, sendo que em São Jorge a concentração irá ocorrer em frente à delegação da Assembleia Legislativa Regional, na Avenida do Livramento, nas Velas.
Estes profissionais querem ver as suas carreiras descongeladas na nova tabela salarial, independentemente do vínculo laboral, em vez de descongelarem na antiga tabela, bem como verem reestruturadas as carreiras em três categorias e exigem a alteração ao Decreto-Lei 25/2019, de 11 de fevereiro, que contenha transições justas para os TSDT nas três categorias da carreira e uma grelha salarial equiparada a outras carreiras da Administração Pública, com o mesmo nível habilitacional e profissional.
Exigem ainda que todo o tempo de serviço e a avaliação de desempenho anterior ao processo de transição para a carreira especial dos TSDT releve para efeitos de progressão e alteração de posição remuneratória e a aplicação integral do Acordo Coletivo de Trabalho publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores – II Série, nº 8, de 11 de janeiro de 2019.
“Os profissionais esperam que nos Açores, à semelhança do que aconteceu na Madeira, o acordo possa ir mais além do que aconteceu no continente” afirma o Presidente do Sindicato, Luís Dupont.
Recorde-se que, em fevereiro, em reunião com a Secretária Regional da Saúde dos Açores, Teresa Machado Luciano, as estruturas sindicais representativas do setor procuraram encontrar soluções que vão de encontro a uma maior equidade entre profissionais, tendo ficado aberta a possibilidade de negociação destas matérias.
STSS/RL Açores
Imagem: ©Direitos Reservados