Em São Jorge há tradições que perduram há anos. O domingo de Páscoa é também conhecido na ilha como o Domingo de Aleluia. Na Vila das Velas os impérios abrem as suas portas, levantam o pau da aleluia e servem massa sovada, queijo e vinho a quem por lá passa.
O dia começa bem cedo para as comissões e mordomos dos quatro Impérios do Espirito Santo espalhados pela Vila das Velas.
O relógio marca 8 horas da manhã em ponto… Toca o sino, o foguete vai para o ar e é tempo de levantar o chamado pau de aleluia, que declara que começou o tempo do Espirito Santo.
No Império do Bairro da Conceição a tradição mantém-se e ainda hoje se joga, por exemplo, ao pião, como conta Luís Armindo Viegas.
Passamos por outra rua da Vila das Velas…e lá está, desta feita, o Império da Quinta-feira da Santíssima Trindade de portas abertas, com massa, queijo e vinho também para todos.
Ricardo Borges falou à RL Açores sobre esta tradição.
Mas há mais, no Império do Canto a tradição também não se perdeu, apesar de a Mordoma deste ano, Encarnação Silveira, considerar que os jovens estão distantes.
E por fim, o Império do Livramento, o que encerra o tempo dos arraiais na Vila das Velas. Como manda a tradição o pau de aleluia também foi levantado às 8h da manhã.
O queijo, a massa e o vinho também compõem a mesa.
Mas já neste império, os mais novos não querem que a tradição se perca, segundo Altino Melo.
Uma tradição que remonta há muitos anos atrás e que mesmo com todas as alterações tem vindo a perdurar ao longo dos tempos.
Liliana Andrade/RL Açores