A Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge emitiu esta terça-feira um comunicado a explicar a situação denunciada pelo PSD, confirmando que desde o dia dois de fevereiro existe, de facto, uma avaria no digitalizador do aparelho de raio-x do Centro de Saúde das Velas, garantindo que “o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge tomou de imediato as devidas diligências no sentido de reportar a avaria à empresa de reparação com sede no Continente”.
Sendo esta uma reparação que implica, segundo a Unidade de Saúde de Ilha, a vinda de um técnico habilitado para a reparação em causa, o Conselho de Administração da Unidade de Saúde garante que fez as “diligências necessárias para garantir que os utentes tivessem uma alternativa à realização de exames de raio-x no Centro de Saúde da Calheta”, que fica a 25 km da Vila das Velas.
Desde a referida avaria, o Centro de Saúde das Velas registou cinco utentes com necessidade recorrer a este exame complementar de diagnóstico, sendo que, segundo a Unidade de Saúde de Ilha, foi assegurado a esses mesmos utentes “transporte gratuito pela Unidade de Saúde de Ilha em colaboração com os Bombeiros Voluntários das Velas”. No entanto, o Conselho de Administração diz ter conhecimento de que houve utentes que se deslocaram na sua própria viatura, “por opção dos mesmos”, pode ler-se no comunicado e causa.
A Unidade de Saúde de Ilha avança ainda que, “de acordo com a empresa de reparação de aparelhos de raio-x prevê-se que o digitalizador em causa esteja reparado no prazo de uma semana”.
Não contrariando este que considera ser “um constrangimento temporário”, a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge adianta ainda que o Grupo Parlamentar do PSD Açores tem conhecimento do investimento anunciado pelo Governo Regional no âmbito da recente Visita Estatutária à Ilha, onde o executivo se compromete a “substituir os sistemas de aquisição de imagem dos equipamentos de Raio-X dos Centros de Saúde da Calheta e das Velas, num investimento estimado em cerca de 16 mil euros”.
O Conselho de Administração da Unidade de Saúde Ilha, presidido por Paulo Sousa, referiu ainda no comunicado enviado à nossa redação que “está já em curso por parte da Saudaçor, SA a aquisição do referido equipamento para substituição dos existentes” nos Centros de Saúde de São Jorge.
USI S.Jorge/RL Açores