XXIII Encontros Filosóficos vão decorrer nas escolas do Triângulo – evento foi apresentado esta quarta-feira no Faial (c/áudio)

Esta quarta-feira foi apresentado na Horta, na Escola Secundária Manuel de Arriaga, o programa dos XXIII Encontros Filosóficos subordinados ao tema “Migrações e o Direito à Felicidade” bem como a assinatura dos protocolos com as entidades participantes e apoiantes.

Os Encontros decorrerão nas Escolas Secundárias Manuel de Arriaga, Cardeal Costa Nunes, São Roque do Pico e Velas, contando com o apoio das respetivas autarquias, sendo a primeira vez que a Escola Básica e Secundária das Velas se associa a esta “Comunidade do Canal”.

Eugénio Leal, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Manuel de Arriaga, destacou a presença de várias personalidades de diferentes áreas ligadas à temática que irão participar nestes Encontros Filosóficos que decorrem entre o dia 13 e 25 de abril nas três ilhas.

Eugénio Leal destacou ainda a importância da participação dos alunos das diferentes escolas nestes Encontros.

Manuel Tomaz, professor na Escola Cardeal Costa Nunes, na Madalena, foi o promotor desta “Comunidade do Canal” há cinco anos atrás, que ligava apenas as Escolas do Pico e do Faial, e que agora ganha outra forma com a entrada da Escola Básica e Secundária das Velas.

Manuel Tomaz considera que desta forma o triângulo está a avançar politicamente, contribuindo principalmente para a formação dos jovens, destacando ainda a importância da temática que será abordada nestes encontros, “Migrações e o Direito à Felicidade”.

Esta quarta-feira as várias entidades e escolas ligadas a este projeto estiveram presentes na Secundária Manuel de Arriaga na assinatura de protocolos, onde apenas se lamentou a ausência do presidente do Conselho Executivo da EBS das Velas, Rui Moreira, e de Luís Silveira, presidente da autarquia velense, que não puderam comparecer devido ao facto de não se ter realizado a viagem diária da Atlânticoline entre a Horta e as Velas.

Na ilha de São Jorge, mais precisamente na EBS das Velas, os Encontros Filosóficos terá lugar no Auditório da Escola, nos dias 13 e 15 de abril, com a realização de debates e a projeção de filmes relacionados com a temática.

Um evento que se estende na ilha de São Jorge ao dia 25 de abril, dia em que a Câmara Municipal das Velas promove um debate sobre “A Crise dos refugiados e os desafios da Europa. Segurança e Questões éticas”.

Os Encontros Filosóficos surgiram na sequência de um projeto de Maria Cabral, em 1992, quando realizava o segundo ano da profissionalização em serviço, na Escola Secundária da Horta. Tinham como objetivo promover a reflexão e a critica em torno de temas e problemas filosóficos.

José Leonardo Silva, presidente da Câmara Municipal da Horta, também marcou presença esta quarta-feira na apresentação deste evento, tendo em conta que não só a autarquia da Horta como as autarquias da Madalena, São Roque e Velas apoiam este evento.

Para José Leonardo Silva, estes encontros estão revestidos de uma grande importância, salientando ainda a temática que será trabalhada.

José Leonardo Silva, que é também presidente da Associação de Municípios do Triângulos, manifestou agrado pelo facto das escolas do triângulo estarem a ir no mesmo caminho da própria Associação no que respeita às ilhas do triângulo.

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografia: ©Direitos Reservados

Deixe uma resposta