Realizou-se, hoje, dia 25 de novembro a XXIV Cerimónia de Entronização de Novos Confrades da Confraria do Queijo de São Jorge, no Museu Francisco de Lacerda, no município da Calheta, durante as festividades de Santa Catarina. Devido à crise sísmica que se iniciou a 19 de março em São Jorge, a Cerimónia de Entronização de Novos Confrades não pôde ser realizada na sua data própria, dia 23 de abril.
A Confraria do Queijo de São Jorge aproveitou o momento para fazer um agradecimento publico à população deste concelho pela sua atitude solidária para com quem na altura da crise sísmica, num momento de aflição, não tinha para onde ir, ainda, considerou a solidariedade uma característica dos açorianos.
Nesta cerimónia, a confraria levou a cabo mais uma homenagem “àqueles que vão contribuindo para a defesa e promoção e divulgação do nosso queijo de São Jorge”. A Confraria do Queijo de São Jorge não deixou de reconhecer publicamente o trabalho de António Aguiar, que na qualidade de presidente da Uniqueijo, tem desenvolvido no setor cooperativo de São Jorge. Realçando a recuperação financeira, e o aumento gradual e sustentável do preço do leite ao produtor, que faz com que o “o nosso leite tenha o preço médio mais bem pago da região” e “torna a nossa atividade dos produtores mais apetecível, mais rentável e mais motivadora”.
A Confraria considerou, ainda, que o trabalho do painel de provadores de queijo era mal interpretado e pouco valorizado por quem se encontra de fora, realçando que a prova de queijo é mais complexa do que “simplesmente provar queijo”. Envolve avaliar de “forma muito meticulosa com recursos aos cinco sentidos humanos cada uma das quatro características de um queijo para que o resultado final do produto certificado se assemelhe o máximo possível à genuína definição de queijo de são Jorge”.
A Confraria de Queijo de São Jorge aproveitou a ocasião para anunciar que no início do próximo ano será administrada uma formação para a manutenção do atual painel e, também, para seleção de novos provadores.
Este ano, foram convidados a ingressar na Confraria de Queijo de São Jorge dois Confrades noviços, um Confrade efetivo e cinco Confrades honorários, respetivamente Paulo Luís sousa Neves, José Joaquim Ferreira Mesquita, Jorge Manuel Sousa da Silva, Vítor Marcelino Goulart da Silveira Soares, Ana Carolina Menezes Ferreira, José Manuel Borba de Oliveira, José Carlos Custódio Serrão e o Padre Manuel António das Matas dos Santos.
A cerimónia foi encerrada com a leitura do termo de compromisso por parte dos novos confrades em conjunto com o cabeça, António Azevedo.
RL Açores