1º Encontro de Alojamento Local dos Açores em São Jorge (c/áudio)

O 1º Encontro de Alojamento Local dos Açores decorreu em São Jorge entre os dias 9 e 11 de março. Promovido pelo Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge (NESJ) da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), em parceria com a Associação de Alojamento Local dos Açores (ALA) e o Município de Velas.

O 1º Encontro de Alojamento Local dos Açores vem possibilitar trazer aos empresários, gerentes e proprietários dos alojamentos locais da região uma nova visão. Segundo Rita Madruga, Presidente da Comissão Executiva do Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge, é “fundamental porque este momento de partilha entre os empresários torna-nos muito mais coesos”.

José Toste, Vogal da Estrutura de Sustentabilidade dos Açores, considera que os Açores têm-se destacado a nível de alojamento local, afirmando que é “a única região em que realmente a oferta disponível ultrapassa a da hotelaria tradicional”.

Por sua vez, Fátima Cruz, da Direcção de Valorização de Oferta, Turismo de Portugal, considera haver ainda muito espaço para crescimento através dos produtos que a região oferece.

Durante o encontro foi abordado o panorama nacional e regional, bem como as oportunidades para o alojamento local, e é neste contexto que João Pinheiro, Presidente da Associação do Alojamento Local dos Açores, alerta para as consequências das novas regras do Governo a nível nacional, afirmando que os Açores estão protegidos pelo decreto de lei e a autonomia, mas não se encontram protegidos a nível fiscal.

Um encontro que juntou empresários, gerentes e proprietários dos alojamentos locais da Região, durante 3 dias na ilha de São Jorge, para abordar os desafios e oportunidades para o Alojamento Local (AL), bem como outras temáticas de interesse para o setor, como a formação e qualidade na prestação de serviços.

Rita Madruga
José Toste
João Pinheiro
Fátima Cruz

RL Açores