A Escola Profissional da Ilha de São Jorge (EPISJ) comemorou na passada segunda-feira, 31 de maio, o seu 25º aniversário.

São 25 anos de excelência no serviço prestado ao nível do ensino e à formação profissional na Ilha de São Jorge.

A EPISJ iniciou a sua atividade formativa em Setembro de 1996, nas antigas instalações do Externato Cunha da Silveira, depois, desde 2006 nas novas instalações na zona de Entre Morros, tendo ao longo dos anos ministrado mais de uma centena de cursos, em áreas diversificadas, recebendo alunos de várias Ilhas dos Açores e de fora da região.

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Boleiro, deslocou-se à ilha de São Jorge, para as comemorações do aniversário desta Escola e enaltece a ousadia de todos os que trabalharam para criar este estabelecimento de ensino há 25 anos atrás.

O Governante destacou também o facto de haver alunos de outras ilhas que escolhem a Escola Profissional de São Jorge para aqui tirar os seus cursos.

“Apostando na formação e qualificação dos seus recursos humanos, mas não só, porque aqui recebem formandos de todas as ilhas e também de fora dos Açores e o trabalho realizado é feito com eficácia e prestígio.”

José Manuel Bolieiro falou ainda, para o futuro, dizendo que “estamos a apostar numa nova economia, novas oportunidades, e é preciso assegurar agora, na oferta formativa, nas sinergias da capacidade instalada, inovação” refere o Governante, continuando por explicar que “defendo que é preciso agora articular, identificando as necessidades de qualificação e formação para que a oferta formativa se adeque a estas oportunidades.” Refere.

O Presidente do Governo Regional enalteceu o Município de Velas, ressalvando a persistência de todos os que trabalharam para que a EPISJ nunca cessasse o seu trabalho.

“Quero enaltecer o papel do Poder Local, nomeadamente do Município de Velas, que é um dos principais acionistas desta Escola e tem feito um saneamento muito importante, e obviamente pode contar com a solidariedade da Região, e temos aqui o sucesso que um aniversário de um quarto de século permite concluir: se tivesse havido uma desistência, não estávamos a celebrar os 25 anos.” Conclui o Presidente do Governo Regional dos Açores.

Por sua vez, Roger Sousa, Presidente do Conselho Executivo da EPISJ, diz que desde o ano de fundação, 1996, “a escola já administrou 110 cursos mas também teve um papel importante na formação de desempregados, numa época de crise e em que fomos chamados para dar a resposta a essa necessidade formativa na Região e administrámos cerca de 29 cursos e conseguimos reativar cerca de 250 adultos que conseguiram ter uma nova qualificação e ingressar no mercado de trabalho.”

Roger Sousa adiantou ainda que os cursos de Mecânica e Produção Agropecuária continuam a ser os mais procurados pelos jovens que ingressam na EPISJ, sendo então estes os cursos principais da oferta formativa para o próximo ano letivo, 2021/2022.

Por fim, o Presidente do Município de Velas ressalva as seis ilhas representadas na Escola, de alunos que escolhem São Jorge para se formarem, bem como a qualidade de ensino, uma vez que cerca de 90% dos alunos que saem desta Escola conseguem emprego.

“Este ano letivo, sensivelmente cerca de 50% dos alunos são de outras ilhas e temos seis ilhas representadas na Escola Profissional, portanto, é uma Escola sediada em Velas, mas de amplitude a nível Regional.”

O Presidente do Município, não esquecendo as dificuldades do passado, salientou o sucesso atual desta escola, tendo os seus alunos uma taxa de empregabilidade a rondar os 90%, o que é bem demonstrativo da qualidade do ensino ministrado na EPISJ, assim como na apetência que o setor empresarial tem na colocação destes alunos nas suas empresas.

Por fim, Luís Silveira terminou por deixar uma mensagem de Parabéns a esta escola que desempenha o seu papel importante para a ilha há já 25 anos.

“A mensagem que deixo de parabéns é para todos os quantos, desde os Fundadores até ao dia de hoje, que com todos os constrangimentos que ao longo desta história de 25 anos tiveram que ultrapassar, o souberam fazer com muita persistência e muito profissionalismo e que nos trouxe até aqui, como uma Escola dinâmica e considerada de referência.” Concluiu o Autarca, Luís Silveira.

Comemorações dos 25 anos de existência da Escola Profissional da ilha de São Jorge, na passada segunda-feira, no qual estiveram presentes o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, o Secretário da Juventude Qualificação Profissional e Emprego, Duarte Freitas e a Secretária da Educação, Sofia Ribeiro.

Para ver o vídeo promocional dos 25 anos da EPISJ aceder: https://fb.watch/5S7AM1YIIk/

Imagem: Câmara Municipal de Velas

Laura Cabral/RLAçores

Deixe uma resposta