30º Aniversário do Grupo Folclore dos Rosais (c/áudio)

Aconteceu no passado sábado, dia 14 de agosto, as celebrações do 30º aniversário do Grupo Folclore dos Rosais.

O Presidente e também o membro com mais anos de atividade do Grupo, Gil Ávila, afirma que existem dois projetos muito importantes em mãos para o Grupo, que é a ida à Califórnia e a ida a Tomar, à festa dos Tabuleiros. O Presidente explica também que neste local, se fazem as tradicionais sopas do Espírito Santo, e frisa a experiência cultural, bem como o povoamento Açoriano, de pessoas vindas do continente os quais trouxeram as tradições que hoje conhecemos.

No que respeita à renovação contínua do grupo e ao incentivo dos jovens, Gil Ávila defende que este é um assunto que está nas mãos dos mais antigos em motivar os jovens a fazerem parte deste Grupo.

Por sua vez, o Presidente do Município, Luís Silveira, destacou o trabalho desenvolvido entre a Câmara Municipal e as Instituições do Concelho, é o caso do Edifício Sol em Rosais, que é onde está sediado o Grupo Folclore, falou também de um edifício Municipal cedido ao Grupo Etnográfico da Beira e os apoios a Sociedades Filarmónicas do Concelho.

Outro elemento de relevo para este grupo, é o seu fundador, Ilídio Silveira, que explicou como é que há 30 anos atrás nasceu o Grupo Folclore dos Rosais. Conta que após dois anos de ensaios, finalmente o grupo se estreou.

Para terminar, a Presidente da Junta de Freguesia dos Rosais, Marília Freitas, realça o trabalho do Grupo, que quando sai da ilha, leva o nome do Concelho e da Freguesia dos Rosais mais além. Falta agora, chegar ao estrangeiro.

Comemoração dos 30 anos do Grupo Folclore dos Rosais, que aconteceu dia 14 de agosto, no Edifício do Sol, grupo este que possui de momento 30 elementos.

Neste dia importante para o Grupo, houve uma demonstração e explicação dos trajes de antigamente que constituem o Grupo, discursou o Presidente do Município Luís Silveira e a Presidente de Junta de Freguesia dos Rosais, Marília Freitas. De seguida o Grupo Folclore atuou com algumas modas e por fim, cortou-se o bolo e houve beberete para todos os presentes.

Evento este que também contou com várias entidades, nomeadamente, a Presidente da Junta de Freguesia, o Presidente do Município, as deputadas Regionais, o Presidente da Assembleia Municipal de Velas, emigrantes, locais e a Comunicação Social.

Música de fundo por: Mark Marques

Laura Cabral/RL Açores

Deixe uma resposta