33ª Semana Cultural das Velas já arrancou sob o mote “A Pesca” num espaço totalmente reabilitado

Decorre até ao próximo domingo, dia 10 de Julho, a 33ª Semana Cultural das Velas, naquela que é a primeira grande Festa de Verão das Ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial).

Após um interregno de dois anos, provocado pela pandemia Covid-19, a edição deste ano tem como destaques no seu cartaz, Fernando Daniel, Blaya, Syro, Dillaz, One Vision (Tributo aos Queen) e o Grupo Jorgense Tributo.

Numa organização da Associação Cultural das Velas em parceria com o Município de Velas, a 33ª Semana Cultural tem como tema “A Pesca”, contando, uma vez mais, com um amplo programa, que procurou ser diversificado, trazendo nomes da música nacional, mas dando em simultâneo valor ao que é da Nossa Terra.

O Presidente do Município, Luís Silveira, destaca o regresso deste grande festival de verão, sendo um importante contributo para o desenvolvimento da economia local, uma vez que nesta época há uma maior circulação de pessoas entre ilhas, e o cartaz cultural funciona quase como um roteiro turístico que abrange todas as faixas etárias, especialmente nas ilhas do Grupo Central, e em particular no Triângulo.

Neste sentido, Luís Silveira realça o importante contributo do reforço das ligações aéreas e marítimas à Ilha de São Jorge.

Por outro lado, o Autarca destacou o facto da Semana Cultural decorrer num espaço completamente reabilitado, com os concertos a acontecerem num palco recentemente inaugurado, o “Palco dos Pescadores”, numa clara homenagem às Gentes da Nossa Terra, ligada ao Sector das Pescas, muitos que já partiram que deram o seu contributo à Nossa Economia Local, por via da pesca e por isso a edição deste ano da Semana Cultural ter esse mote.

CMV/RL Açores