O “AçoresBIO – Fórum da Agricultura e Produções Biológicas” regressa este ano com a sua primeira edição programada para o dia 22 de setembro, na ilha Terceira, adianta a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação.
O modo de produção biológico é uma oportunidade acrescida para a diversificação do mercado agrícola e um contributo para o paradigma de autossuficiência do mercado regional.
A concretização de linhas de orientação estratégicas no domínio da produção agrícola sustentável, através do aproveitamento da promoção da diversidade e do valor das produções regionais, é uma aposta do atual Governo dos Açores, que tem em vista potenciar de uma forma sustentável não só o setor agrícola, mas todos os restantes sectores de atividade da Região.
Neste enquadramento, com vista à prossecução dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu e do “Programa de Capacitação dos Agricultores e de Promoção da Literacia da população em Produção e Consumo Sustentáveis”, inserido no “Investimento C05-i05-RAA – Relançamento Económico da Agricultura Açoriana”, do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR-Açores), a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação através da Direção Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação desenvolveu um procedimento de contratação pública, com vista à realização conjunta de sessões de trabalho e ações de informação, em formato de fórum, que decorrerão nos anos 2024 e 2025 e que terão por tema o Modo de Produção Biológico.
O “AçoresBIO – Fórum da Agricultura e Produções Biológicas” assume-se assim como uma forma de promover e de divulgar a agricultura biológica assim como o caminho a trilhar pela Região nesse modo de produção.
O fórum destina-se a produtores, trabalhadores agrícolas, técnicos e ao público em geral enquanto consumidor de produtos agroalimentares provenientes do exercício das boas práticas aplicadas em modo de produção biológico.
RL/GRA