“9 Ilhas Circulares”: A plataforma de mercado online feita nos Açores

O futuro da economia circular dos Açores ganha vida com o lançamento da plataforma “9 Ilhas Circulares”, uma iniciava desenvolvida pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

A nova plataforma 9 ilhas Circulares consiste num espaço colaborativo e inovador com o objetivo de criar um mercado online de partilha/doação, troca ou venda, prolongando a vida útil dos materiais e circularidade de serviços e produtos (alimentares e não alimentares), nos Açores.

A 9 Ilhas Circulares não é apenas uma plataforma de mercado online, é um movimento dedicado a mudar a forma como os açorianos vivem e consomem. As suas principais características incluem:

Compra e Venda de Produtos em Segunda Mão: É possível comprar produtos de qualidade a preços acessíveis e dar, ao mesmo tempo, uma segunda oportunidade a itens que já não são usados.

Troca de Produtos: A plataforma permite a troca de produtos entre membros da comunidade, promovendo o contacto humano e o espírito comunitário.

Doações: A 9 Ilhas Circulares promove um espaço possível para doações de produtos, quer seja a particulares, quer seja a instituições de caridade locais, contribuindo para causas dignas e o auxílio para os que mais necessitam.

Serviços de Economia Circular: Além do mercado online, a plataforma oferece o acesso a serviços incluindo reparação, reciclagem e upcycling, por forma a promover a reutilização de produtos e artigos e assim reduzir o desperdício.

A inscrição é gratuita, para qualquer açoriano, particular ou coletivo, potenciando uma cultura de partilha, colaboração e doação. É ainda possível aceder a uma secção destinada à divulgação de boas práticas, um espaço dedicado à promoção de empresas e entidades cujo modelo de negócio se enquadra no conceito de sustentabilidade.

Zona de Ideias/RL