A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República Nuna Menezes enalteceu a excelência da parceria para o navio de investigação científica “Azores Ocean”, “que irá desenvolver variadas missões de apoio a todo o espetro da Economia Azul”.
A social-democrata falava numa audição do Ministro da Defesa Nacional na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, onde frisou que aquela embarcação, “cuja chegada ao arquipélago deverá ocorrer no final do ano, e que foi concebida como uma plataforma de investigação avançada, permitirá o acesso ao mar profundo, tendo sido integralmente financiada pelo PRR”, adiantou.
“Mas o ‘Azores Ocean’ vai servir igualmente a Marinha em missões de segurança e de vigilância marítima, numa articulação estratégica entre a Região e o Estado, formalizada no passado mês de outubro, na cidade da Horta, com a assinatura conjunta do Protocolo de Cooperação para a Operação daquele navio”, lembrou Nuna Menezes.
Segundo a deputada açoriana, “atendendo aos conhecimentos que a Armada possui, à experiência de navegação, designadamente no mar dos Açores, e à missão e valores do Instituto Hidrográfico, estamos tão certos da excelência daquela parceria, quanto confiantes no seu futuro aprofundamento, em prol do conhecimento e da defesa dos oceanos e a bem da Região e de Portugal”, afirmou.
Nuna Menezes recordou que os Açores “mantiveram sempre uma forte ligação às Forças Armadas, desde a dimensão operacional na área da Proteção Civil, passando pelas evacuações aeromédicas, até às missões de busca e salvamento, quer em terra, quer no mar”.
Nesse sentido, aproveitou para fazer “um agradecimento, em nome dos açorianos, a todas as mulheres e a todos os homens do Exército, da Força Aérea e da Marinha que, diariamente e com inteira disponibilidade e prontidão, levam a cabo tais missões no arquipélago”.
RL/PSD




















