Paulo do Nascimento Cabral destaca a importância estratégica do mapeamento do fundo do Oceano

O Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral, organizou no Parlamento Europeu um evento dedicado ao Projeto Seabed 2030, iniciativa global de referência para o mapeamento dos fundos marinhos e para o reforço do conhecimento científico dos oceanos, tendo considerado que “apesar de cobrirem mais de 70% do planeta, conhecemos melhor a superfície da Lua do que o fundo dos nossos oceanos, pelo que iniciativas destas são essenciais para a definição de boas políticas públicas. As decisões são sempre políticas, mas devem basear-se na melhor informação científica disponível, daí serem tão importantes estes tipos de projetos”, tendo acrescentado ainda a importância crescente do mapeamento do Oceano para a economia azul, a transição energética, a segurança marítima e a proteção ambiental. “O mapeamento do fundo do mar deixou de ser uma atividade científica isolada. É hoje uma ferramenta essencial para o século XXI, quando tentamos perceber o fundo do mar, as suas potencialidades, biodiversidade, necessidades de proteção, mas também para a produção de energia, passagem de cabos submarinos, rotas marítimas, entre tantas outras utilizações”, disse.

O projeto Seabed 2030, lançado em 2017 pela The Nippon Foundation e pela GEBCO (General Bathymetric Chart of the Oceans), tem como objetivo acelerar a recolha e integração de dados batimétricos a nível global, com vista à criação de um mapa completo do fundo do mar até 2030. À data do seu lançamento, apenas 6% do fundo do Oceano estava mapeado segundo padrões modernos, valor que, de acordo com a atualização de 2026, ascende atualmente a 28,7%. O projeto trabalha com governos, institutos hidrográficos, instituições de investigação, indústria e outros parceiros a nível mundial, com o objetivo de identificar e compilar dados batimétricos para integração no mapa do Oceano GEBCO, de acesso livre. D

Durante o evento esteve igualmente em exibição uma esfera interativa de mapeamento, que permite visualizar diretamente o fundo do Oceano e compreender melhor a importância da cooperação internacional na recolha e partilha de dados oceânicos.

Paulo do Nascimento Cabral destacou também o papel estratégico de Portugal, em particular das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, na investigação marinha e na projeção atlântica da União Europeia, defendendo o reforço de infraestruturas científicas. 

O eurodeputado aproveitou igualmente para reunir com o Diretor do projeto Seabed 2030, Jamie McMichael-Phillips, com quem discutiu o progresso da iniciativa e as oportunidades de reforço da cooperação internacional na área da recolha de dados e da investigação do Oceano, tendo referido que “fui presenteado com uma medalha distintiva do projeto, que irei guardar com muita honra, bem como uma bandeira náutica alusiva aos objetivos do projeto”.

RL/GEPNC