A ilha de São Jorge regrediu com o Governo PSD/CDS-PP/PPM, afirma Isabel Teixeira

Isabel Teixeira realçou esta segunda-feira que a ilha de São Jorge “regrediu no seu desenvolvimento” após a tomada de posse deste Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, no final de 2020.

A deputada do PS eleita pela ilha de São Jorge falava na sequência das jornadas parlamentares que o PS realizou naquela ilha, salientando vários investimentos que vinham do Governo Regional anterior (PS) que não estão a avançar e ainda exemplos de diversas infraestruturas que se estão a degradar, por falta de manutenção.

O novo matadouro de São Jorge, um investimento fundamental para a ilha, conforme foi realçado pela Associação de Agricultores da Ilha de São Jorge na reunião que tivemos, não conheceu desenvolvimentos nestes últimos três anos, com este Governo Regional da coligação, apesar do Governo Regional do PS ter deixado um projeto pronto”, apontou a parlamentar.

A esse respeito, Isabel Teixeira destacou que também os caminhos agrícolas da ilha se encontram “profundamente degradados”, o que está a “contribuir para o agravamento de estragos nas viaturas profissionais dos agricultores Jorgenses”.

A deputada do PS sublinhou que a estrada Transversal (ligação entre o norte e sul da ilha de S. Jorge, numa extensão de cerca de 13 km), um investimento de mais de 7 milhões de euros enquadrável no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Apesar deste Governo Regional ter anunciado a obra na Transversal há cerca de 5 meses, o processo não conheceu desenvolvimentos, até porque sabemos que ainda decorrem processo de expropriações de terrenos”, realçou.

Na área social, Isabel Teixeira, lamentou a “falta de investimento na Escola Básica Integrada do Topo”, uma infraestrutura essencial, mas que apresenta já “infiltrações e alguma degradação, que provocam desconforto nos alunos, professores e pessoal não docente”.

A deputada do PS realçou que, relativamente à obra da creche da Santa Casa da Misericórdia de Velas, “apenas sabemos que estão previstos 150 mil euros no Plano de Investimentos para 2024, apenas para o projeto”.

São muitas indecisões, desconhecimentos, decisões opacas. Mas, sobretudo, é muita a inércia deste Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, que está a deixar a ilha de São Jorge à deriva e mesmo a ficar para trás”, finalizou a deputada do PS eleita por São Jorge, Isabel Teixeira.


PS Açores/RL