
A Autoridade Regional de Saúde recomendou, esta tarde, a obrigatoriedade de utilização de máscaras sociais em estabelecimentos comerciais nos Açores a partir de amanhã, dia 4 de maio.
O uso de máscara social em estabelecimentos comerciais nos Açores vai ser obrigatório a partir de amanhã, segunda-feira, dia 4 de maio.
A medida que entra em vigor esta segunda-feira em todo o arquipélago, visa prevenir a disseminação do vírus numa altura em que as medidas de restrição vão ser aliviadas nas nove ilhas do arquipélago.
Tiago Lopes, responsável pela Autoridade Regional de Saúde, adiantou, em conferência de imprensa, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, que “é de todo recomendável, agora, a obrigatoriedade do uso de máscaras” em estabelecimentos comerciais e em espaços fechados onde haja um pequeno aglomerado de pessoas.
A decisão foi tomada depois de nos últimos dias se ter verificado um aumento de circulação de pessoas nas ruas e em alguns espaços comerciais açorianos.
“Isto devido ao maior à vontade que se verifica por parte da população. Vimos na RTP-Açores, ontem, a forma como as pessoas se apresentavam no mercado em Ponta Delgada”, exemplificou o dirigente da Autoridade Regional de Saúde.
Tiago Lopes recordou que as normas de etiqueta respiratória e de distanciamento social devem prevalecer na fase de desconfinamento que a partir de amanhã vai fazer-se sentir, de forma gradual, em algumas ilhas da Região.
No que diz respeito às máscaras sociais que o Governo Regional vai distribuir pela população açoriana, três por cada domicílio, o responsável da Autoridade Regional de Saúde voltou a afirmar que a distribuição, embora com algum atraso, está a decorrer, sendo que nesta altura existe bastante oferta de máscaras sociais no mercado.
AO/RL Açores
Imagem: ©Direitos Reservados