Estão abertas as candidaturas à medida “Regressa a Casa”, através da qual os estudantes deslocados da sua ilha de residência para frequentar uma instituição de ensino nos Açores, na Madeira ou no continente português beneficiam do pagamento duas viagens aéreas por ano letivo.
As candidaturas para viagens realizadas durante o ano letivo 2024/2025 decorrem até ao dia 15 de agosto de 2025 e devem ser formalizadas através formulário eletrónico disponível no Portal da Juventude em juventude.azores.gov.pt.
Entre outros documentos a submeter aquando da candidatura, é obrigatória a apresentação da fatura da compra do bilhete da viagem aérea emitida em nome do próprio beneficiário e com o Número de Identificação Fiscal do próprio estudante.
A medida “Regressa a Casa” inclui, independentemente do rendimento do agregado familiar, o pagamento de duas viagens áreas ida e volta por ano letivo aos estudantes deslocados, bem como despesas com a aquisição de uma bagagem de porão e com penalizações por alteração de datas das viagens, quando não incluídas no bilhete.
Em alternativa às duas viagens de ida e volta por ano letivo, são elegíveis a esta bolsa de mobilidade a combinação de um bilhete de ida simples (OW – One-Way) com um bilhete de volta simples (OW – One-Way) até ao limite de duas combinações por ano letivo.
Podem beneficiar desta medida os jovens até aos 26 anos de idade, a frequentar cursos de nível 4, 5, 6, 7 ou 8 do Quadro Nacional de Qualificações, num estabelecimento de ensino fora da sua ilha de residência, incluindo outra ilha dos Açores, continente português ou Madeira.
Os jovens estudantes no estrangeiro podem também beneficiar da medida, sendo elegíveis as viagens aéreas realizadas em território português.
A medida “Regressa a Casa” foi criada pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, e integra o pacote “+ Jovem” para atrair e fixar talento jovem nos Açores.
Mais informações sobre o pacote “+ Jovem” em https://juventude.azores.gov.pt .
RL/GRA