Açores promovidos na Semana Europeia das Regiões em Bruxelas

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, manifestou a sua satisfação pela participação dos Açores na 21.ª Semana Europeia das Regiões e Cidades (European Week of Regions and Cities), que decorre em Bruxelas até quinta-feira.

Da mesma forma que procuramos receber os decisores europeus nos Açores, promovendo o contacto local, temos nesta Semana Europeia das Regiões ocasião de levar os Açores à Europa, com experiências e testemunhos que procuram refletir a nossa realidade”, considerou Faria e Castro a propósito da sua participação na sessão de degustação de produtos regionais  “À descoberta dos Açores” (Discovering the Azores), que integrou a programação da EU Regions Week, é promovida pelo Comité das Regiões Europeu e pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia.

Este evento de promoção da Região na capital belga, que foi organizado pelo Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, surgiu em resposta a um desafio lançado pela Comissão Europeia para degustações regionais sob o lema “Europa Unida na diversidade”.

Participaram ‘stands’ de seis regiões em simultâneo, como foi o caso dos Açores que propôs às centenas de visitantes que passaram pela mostra gastronómica uma viagem pelas nove ilhas do arquipélago através da sua gastronomia.

Os Açores participaram em duas sessões distintas, que integraram o programa da Semana Europeia das Regiões. O Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, participou como orador numa sessão sobre a promoção da mobilidade de competências e aprendizagem como uma oportunidade para o desenvolvimento das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, como é o caso dos Açores.

Cláudio Gomes, vogal do Conselho de Administração da RAEGE Açores – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE-Az) e especialista em física teórica, participou na 5.ª edição do Diálogo com os Cidadãos, que foi dedicada ao ‘braindrain’ e pretendeu ser um momento aberto de interação entre a Comissária Europeu para a Política Regional e Reformas, Elisa Ferreira, e jovens cidadãos selecionados, como foi o caso deste jovem físico açoriano.

GRA/RL