Açores são cada vez mais território e economia de receção de imigrantes

O Presidente do Governo Regional dos Açores presidiu, em Ponta Delgada, ao III Encontro Consular dos Açores, com a participação dos membros do corpo consular da Região.

Durante o evento, José Manuel Bolieiro destacou a capacidade crescente da Região em receber e integrar imigrantes, salientando a estabilidade demográfica proporcionada pelo aumento de residentes estrangeiros.

O encontro foi dividido em dois painéis temáticos: o primeiro painel focou-se no apoio consular aos cidadãos estrangeiros nos Açores, com intervenções de representantes consulares.

O segundo painel abordou o apoio institucional na Região, contando com a participação do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, da Diretora da Associação de Imigrantes nos Açores, Marina Aguiar, e da Diretora do Gabinete de Apoio a Migrantes da CRESAÇOR, Ana Silva.

Este evento salientou a importância da colaboração entre instituições regionais e corpos consulares de modo a garantir o apoio e a integração dos cidadãos estrangeiros nos Açores.

A Direção Regional das Comunidades tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, oferecendo acompanhamento e apoio contínuo aos imigrantes, e demonstrando, assim, a capacidade da Região em acolher e integrar imigrantes.

José Manuel Bolieiro aproveitou a ocasião para informar o corpo consular sobre a intenção do Governo dos Açores de estabelecer um protocolo com a Associação de Imigrantes nos Açores (AIM) para a certificação de dados biométricos em cada ilha. Este protocolo será facilitado pela Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), permitindo a documentação sem a necessidade de deslocação inter-ilhas, otimizando o processo e tornando-o mais acessível para todos os imigrantes na Região.

RL/GRA

Deixe um comentário