A escala inaugural, em Ponta Delgada, do referenciado Seven Seas Grandeur, encerrou um mês de agosto particularmente animado no que concerne a escalas de navios de cruzeiros na RAA. Os números que a Portos dos Açores SA registou até o passado dia 31 são inequívocos, pois permitem concluir que este foi o agosto mais movimentado de sempre.
Quando comparado a período homólogo de 2019, melhor mês de agosto até ao presente ano, os dados registados no mês passado, representaram um crescimento na ordem dos 350% para o número de passageiros – de dois mil para nove mil – e de 112% relativamente a escalas, no caso de 17 para 36.
A ilha Terceira, com nove visitas, foi a ilha com mais escalas. A nível de passageiros, São Miguel recebeu cerca de 3500 passageiros, pouco mais do que os três mil na ilha lilás. Com cerca de dois mil passageiros e seis escalas, a ilha do Faial foi a terceira com mais movimento. Apesar do habitual realce para as ilhas com maior dinamismo, também foram efetuadas escalas de vários navios nas ilhas do Pico, São Jorge ou Santa Maria.
Os veleiros de cruzeiros Sea Cloud Spirit e Santa Maria Manuela, que representaram 27 das referidas 36 escalas, ou seja, 75% do total, foram os navios que mais contribuíram para este assinalável movimento durante a tradicional época baixa do turismo de cruzeiros na RAA.
A atratividade do destino Açores, o posicionamento nas rotas atlânticas e a cada vez maior afirmação dos cruzeiros de expedição têm sido fatores determinantes e que justificam o crescendo.
RL/GRA