Há mais de um ano que os utentes da Creche, Jardim de Infância e CATL da Santa Casa da Misericórdia das Velas estão deslocados do seu edifício. Creche e Jardim de Infância funcionam na Escola Profissional de São Jorge e o CATL funciona na EBJI das Velas. Não há para já data de regresso ao edifício original desta IPSS.
Ora, esta terça-feira, à margem da assinatura da adenda ao contrato que permite a abertura de mais 25 vagas no CATL, Ana Paula Bettencourt, a provedora da Santa Casa afirmou ainda não haver data prevista para o arranque das obras no edifício da Santa Casa, calculando, no entanto, que será um processo moroso, tendo em conta todos os trâmites legais necessários após a receção do projeto.
De salientar que está a ser realizado um estudo prévio com vista à requalificação do CATL e da creche da instituição em causa, num investimento global previsto de 775 mil euros + IVA, a financiar através do Programa Açores 2030.
Artur Lima, o vice-presidente do Governo Regional, afirmou que o Governo tem estado ao lado da Santa Casa da Misericórdia em todo este processo, frisando que a obra é para arrancar o mais breve possível.
A Santa Casa da Misericórdia das Velas conta atualmente com mais de 150 utentes distribuídos pelas valências de Creche, Jardim de Infância e CATL, com a sua provedora a garantir que o facto de estarem deslocados do seu edifício não condicionou o arranque deste novo ano letivo.
RL Açores
Imagem: ©Info-Fajãs