Alunos de Universidade de Nova Iorque estão nos Açores para realizar documentário sobre a Viola da Terra

Cerca de duas dezenas de alunos e dois professores da Pace University, de Nova Iorque, encontram-se nos Açores para a realização de um documentário sobre a Viola da Terra.

Este projecto inserido nos “Pace Docs”, desloca-se a um País, anualmente, numa visita de estudo prática para desenvolvimento de um documentário acerca de determinado local, produto ou herança cultural. Sob a orientação dos professores, são os alunos que têm a tarefa de montar o material técnico, recolher as imagens, o áudio, preparar os conteúdos das entrevistas e, no regresso a casa, proceder à pós-produção de finalização do documentário.

Em 2025 a escolha para o “Pace Docs”, intitulado “Harmony of the Azores”, foi a Viola da Terra, com um trabalho de campo de decorre em São Miguel e Terceira, de 16 a 20 de Março. O documentário tem a noite de estreia, em Maio, num Anfiteatro em Nova Iorque para o público em geral.

Desde domingo estes alunos já visitaram o Museu Municipal de Vila Franca do Campo e a sua exposição de Violas e “A Arte do Violeiro”, a oficina do Luthier Hugo Raposo, a Exposição “Viola da Saudade”, no Museu da Ribeira Grande, dedicada a Miguel de Braga Pimentel.

Na Ilha Terceira irão ter contacto com a Viola de 15 cordas e continuarão a desenvolver entrevistas com diversos tocadores de Viola da Terra e, ainda, professor e alunos do curso de Viola da Escola Tomás de Borba (antigo Conservatório de Angra). Está agendada uma recepção ao grupo pelo Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo na tarde do dia de chegada à Ilha.

RL/VT