Isabel Teixeira alertou, esta sexta-feira, para a indisponibilidade da prática desportiva no pavilhão gimnodesportivo da EBS da Calheta está a causar “graves constrangimentos” aos alunos daquele estabelecimento de ensino. Encontram-se, também, por essa via, comprometidas as atividades do desporto escolar desenvolvidas nas ADE’S.
“Ora, com a chegada do inverno a situação torna-se insustentável, pois devido ao número de turmas em aulas de educação física em simultâneo, deixam de existir quaisquer condições para serem cumpridas as aprendizagens na disciplina”, explicou a deputada.
Ademais, continuou a deputada eleita por São Jorge, sendo este pavilhão o único na Vila da Calheta, é utilizado também pelos seus clubes desportivos, em especial na modalidade de voleibol, “sendo o mais prejudicado o Futebol Clube da Calheta que, até ao momento, não tem condições para os seus escalões de formação iniciarem os seus treinos”.
As equipas de seniores masculina e feminina daquele Clube, têm ido treinar ou para o pavilhão das Velas ou para o pavilhão do Topo, “o que acarreta inúmeros custos adicionais, numa situação para a qual a entidade desportiva não tem qualquer responsabilidade”, acrescentou.
Refira-se que as competições dos escalões de formação já tiveram início, estando os atletas a serem prejudicados na sua atividade, pois encontram-se a competir sem treinar. As competições de ilha, nos vários escalões, estão a sofrer alterações face aos constrangimentos deste pavilhão, estando semanalmente a ser alterados os locais de competição.
Isabel Teixeira, em requerimento entregue na Assembleia Legislativa Regional, dirige-se ao Governo Regional da coligação questionando sobre quais as diligências tomadas no sentido de solucionar rapidamente a situação e se o Executivo considera a compensação aos clubes desportivos dos custos adicionais provocados por uma situação de que não têm qualquer responsabilidade.
A parlamentar acredita que o atual Governo PSD/CDS/PPM tem conhecimento destes constrangimentos, mas a verdade é que “não só ainda não solucionou a situação como não dá resposta às solicitações e questões das entidades escolares e desportivas envolvidas”.
GPPS/RL