António Pedroso denuncia avaria no serviço de Raio-X do Centro de Saúde das Velas

O deputado do PSD/Açores António Pedroso denunciou esta segunda-feira que o Centro de Saúde de Velas está sem serviço de Raio-X, o que obriga os utentes a recorrer ao Centro de Saúde da Calheta pagando do seu bolso o transporte.

O social-democrata disse mesmo que “A população vê-se agora obrigada a recorrer a meios de transporte próprios e outros (como táxis) para se deslocar entre os centros de saúde, de forma a realizar o exame em causa”.

Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, o parlamentar eleito pela ilha de São Jorge perguntou ao Governo Regional se este “pretende responsabilizar-se pelo transporte dos utentes do Centro de Saúde de Velas, com indicação para a realização do referido exame, quando estes tenham de se deslocar ao Centro de Saúde da Calheta”.

De acordo com António Pedroso, “a ilha de São Jorge tem uma população envelhecida e carenciada, na sua maioria dependente de reduzidas pensões que, segundo as suas palavras, mal chegam para pagar os seus medicamentos”, frisou, sendo agora os utentes do concelho das Velas são forçados a suportar os custos das deslocações sempre que tenham de fazer um exame de Raio-X.

António Pedroso acrescentou que, além da avaria no digitalizador de Raio-X do Centro de Saúde de Velas, também na Calheta o equipamento existente está obsoleto.

Nesse sentido, o deputado do PSD/Açores questionou o Governo Regional no sentido de saber “para quando está prevista a aquisição e entrada em funcionamento dos novos equipamentos de radiologia já prometidos”.

Segundo António Pedroso, os serviços de radiologia dos dois centros de saúde da ilha de São Jorge “deviam ter equipamentos atuais e modernos, para melhor servir as populações”.

GI PSD Açores/RL Açores