Aprovação do “relatório do leite” foi momento marcante deste ano, afirmou Serrão Santos

O eurodeputado Ricardo Serrão Santos apresentou, no passado sábado, em conferência de imprensa na cidade da Horta, o balanço do primeiro ano do seu mandato no Parlamento Europeu.

O deputado europeu salientou o “relatório do leite” como o momento mais significativo deste primeiro ano de mandato: “foi uma vitória importante. Ficaram consagradas as especificidades da produção de leite nos Açores”. No entanto, referiu Ricardo Serrão Santos, “temos um comissário da Agricultura ultra liberal que tem feito ouvidos de mercador às questões do leite”. Como exemplo, da pressão continua que está a ser feita para que sejam tomadas medidas que mitiguem os efeitos quer do embargo Russo quer do fim das quotas leiteiras, referiu uma reunião da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu, desta semana, que contou com a presença do Ministro responsável pela Agricultura no Luxemburgo, que assume este semestre a Presidência do Conselho da União Europeia, na qual muitos deputados reivindicaram de forma vigorosa apoios para o setor.

Serrão Santos falou do acompanhamento que tem feito ao Tratado Transatlântico de Parceria e Investimento [TTIP] “pelas implicações que poderá vir a ter nos Açores e pelos interesses que devemos salvaguardar. Há aspetos que podem vir a ser prejudiciais para a agricultura como são o caso das regras europeias de bem-estar animal, organismos geneticamente modificados e regras ambientais que são menos exigentes nos Estados Unidos do que no espaço europeu”.

Quanto ao mar, o eurodeputado que também é membro da Comissão das Pescas, salientou a visita de uma delegação daquela Comissão à Região, “este tipo de iniciativa contribui para um melhor conhecimento da nossa realidade e especificidade”.

GI Eurodeputado RSS/RL Açores

Deixe uma resposta