Foram aprovadas em plenário da Assembleia Legislativa Regional melhorias ao regime jurídico de apoio ao movimento associativo desportivo, tendo a Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, lembrado a pertinência destes avanços.
Mónica Seidi declarou que estas alterações fazem tanto mais sentido tendo em conta que “os resultados dos últimos anos de vida desportiva dos Açores são motivo de orgulho” para todos.
“Orgulho para este Governo, sem dúvida, mas acima de todos para os atletas, clubes e agentes desportivos, assim como para os respetivos adeptos”, disse.
Esta iniciativa reconhece que o estatuto de jovem talento regional pressupõe, para o atleta, um percurso desportivo longo e, sobretudo, distinto em várias das suas fases, sendo o seu objetivo último o de alcançar o patamar superior de praticante de alto rendimento.
Nesse sentido, foram consideradas duas fases distintas da vida de um atleta: uma em que o jovem talento regional se encontra no nível inicial do trajeto desportivo conducente ao estatuto de Praticante de Alto Rendimento, e outra em que o mesmo já se encontra num nível superior do percurso.
A Secretária Regional da tutela relembrou que esta proposta se encontra em articulação com o Programa do Governo que se comprometeu a promover uma melhoria no acompanhamento e apoio aos praticantes desportivos de Alto Rendimento integrados nos quadros competitivos internacionais de alto nível, designadamente pela assunção de despesas das respetivas estruturas logísticas e administrativas.
Através desta iniciativa, ficam clarificados os critérios e as regras que conferem aos atletas o regime de alto rendimento e jovens talentos regionais; os valores dos apoios aos clubes pela utilização de atletas formados nos Açores; o cálculo a partir de um valor idêntico para todas as modalidades nos prémios de classificação, bem como a subida de divisão e manutenção.
Foi também aprovada a alteração do artigo dos eventos desportivos com relevância turística, passando para a alçada da Secretaria Regional, por via da Direção Regional do Desporto, a celebração dos contratos programa com os clubes participantes nas competições amadoras.
GRA/RL Açores