Assegurado compromisso de sedear um navio da Atlânticoline nas Velas – Balanço do Conselho de Ilha na passada quarta-feira e que reuniu Conselheiros e Governo Regional (c/áudio)

O conselho de Ilha reuniu na passada quarta-feira, no Museu Francisco Lacerda na Calheta, juntamente com todos os membros do Governo Regional dos Açores, que se encontram na Ilha em visita estatutária.
Ora, os Presidentes de Câmara, os de Junta de Freguesia e os Conselheiros foram ouvidos um por um, onde foram expostas diferentes questões relacionadas com os produtos locais, nomeadamente o leite, o queijo, bem como, acessibilidades emprego, programas ocupacionais, abastecimento de água à lavoura, escoamento de produtos, foram alguns temas mencionados no Conselho de Ilha.

Depois de ouvidas as reivindicações, por parte dos conselheiros e Presidentes de Câmara e Juntas, o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, respondeu a algumas questões, começando por falar na questão mais debatida: as Acessibilidades.

Avançou que será sediado um barco em Velas, reivindicação já antiga por parte do Conselho de Ilha de São Jorge.

No entanto, o Governante frisa que se trata de “uma experiência piloto em progresso e que tem de ser feita com base na capacidade instalada” proferiu José Manuel Bolieiro.

Entre muitas outras questões, falou-se ainda no âmbito do modelo de transportes, assegurar um avião cargueiro com especial incidência nos produtos frescos, nomeadamente a exportação de peixe, libertando assim mais lugares para passageiros.

Para terminar, Rogério Veiros, Presidente do conselho de Ilha, diz-se satisfeito com os anúncios feitos por parte do Governo Regional, no que respeita a acessibilidades para a ilha de São Jorge, no âmbito da oferta da SATA, relativamente à procura por São Jorge.
Diz-se ainda agradado também com a notícia avançada pelo próprio Presidente do Governo, na sedeação de um barco em Velas, sendo uma mais-valia para a economia e desenvolvimento de São Jorge.

Balanço do conselho de Ilha que reuniu na passada quarta-feira, onde o Governo regional marcou também presença e foram ouvidos e discutidos temas, que de acordo com os conselheiros, são de relevância para o desenvolvimento de São Jorge.
A visita estatutária do Governo regional termina esta quinta-feira, no Concelho da Calheta.

Laura Cabral/RL Açores