
Ana Luísa Pereira Luís foi reeleita esta tarde para o cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Ana Luís foi a candidata apresentada pelo Partido Socialista e na votação que decorreu, depois dos 57 deputados tomarem posse, a candidata obteve 37 votos a favor, 17 votos contra e duas abstenções.
Num segundo ato eleitoral, para a Mesa da Assembleia foram também eleitos Luís Garcia, do PSD, e Dionísio Faria e Maia, também do PS, que assumem as duas vice-presidências da Assembleia Legislativa. Bárbara Chaves, do PS, e Jorge Jorge, do PSD, são os Secretários da Mesa.
Ainda durante esta tarde tomaram posse os 57 deputados com muitas caras novas a ocuparem então o seu assento no parlamento regional.
Os deputados prestaram juramento e comprometeram-se a desempenhar “fielmente as funções” e “defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa e o Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores”.
A terminar a sessão, Ana Luís agradeceu “a confiança nesta eleição” e reiterou o “compromisso de trabalhar com todo o empenho e dedicação para honrar e dignificar” a assembleia
A presidente da Assembleia desejou aos deputados “um bom trabalho e um bom mandato”, referindo que juraram “solenemente cumprir a Constituição e o Estatuto Político-Administrativo dos Açores”.
Saudando ainda os serviços da assembleia, a presidente do parlamento assumiu o compromisso de “encarar este desafio com rigor e isenção”, afirmando que para isso necessita da colaboração de todos, “para que os trabalhos parlamentares decorram dentro da normalidade, com o respeito democrático que esta casa nos exige a todos e trabalhando sempre na defesa da nossa região e da nossa autonomia”.
Liliana Andrade/RL Açores