
António Frederico Maciel faleceu, vítima de doença prolongada, no passado dia 14 de março. Tendo sido deputado regional, presidente a autarquia das Velas, presidente da Assembleia Municipal das Velas, presidente da Cooperativa de Difusão Cultural Jorge e fundador do Jornal Correio de São Jorge e uma pessoa muito ativa na sociedade jorgense com várias publicações sobre a vida e história da ilha, foi, esta quarta-feira, homenageado pela Assembleia Municipal das Velas.
PS, CDS-PP e CDU tinham um voto de teor semelhante, pelo que, após votação, foi decidido ler apenas o voto do Grupo Municipal do PS, que destacou, pelo deputado João Paulo Oliveira, todo o percurso de vida de Frederico Maciel, evidenciando o facto de este ser uma figura incontornável da sociedade jorgense.
O voto de pesar da CDU diferia apenas no sentido de sugerir que fosse atribuído a uma rua ou espaço público das Velas o nome de Frederico Maciel. Algo que a deputada do PSD, Paula Sequeira Amarante, considerou ser demasiado cedo.
Também Luís Silveira, o presidente do Município, se pronunciou sobre a partida de Frederico Maciel.
O voto de pesar foi aprovado com 19 votos a favor e duas abstenções, tendo-se cumprido um minuto de silêncio.
RL Açores