O parlamento dos Açores aprovou este mês um projeto de decreto legislativo regional para a criação de uma taxa turística regional, que prevê a cobrança de um euro diário por dormida até ao máximo de quatro euros, a partir de 2023.
A iniciativa do PAN foi aprovada por PS, BE e deputado independente (ex-Chega), com os votos contra dos partidos que formam governo (PSD/CDS-PP e PPM), da Iniciativa Liberal e do Chega.
Ora, a Assembleia Municipal das Velas aprovou na passada semana, no decorrer da reunião ordinária da mesma, um voto de protesto apresentado pelo grupo municipal do PSD sobre a criação desta mesma taxa turística.
O voto aprovado por unanimidade foi apresentado pelo deputado social-democrata Renato Bettencourt.
Os restantes grupos municipais também se associaram a este voto, com o grupo municipal do PS a votar a favor deste protesto pela criação da taxa turística, quando na Assembleia Regional o partido votou a favor da sua implementação.
João Paulo Oliveira justificou o sentido de voto.
Luís Silveira, o presidente da autarquia Velense, até afirmou compreender que o PAN apresentasse uma iniciativa deste género, mas achou incompreensível o voto favorável do PS no parlamento açoriano, elogiando, por isso, a postura dos socialistas na Assembleia Municipal das Velas.
O autarca teceu ainda outros comentários sobre esta matéria, sendo que também participou da reunião da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores que é igualmente contra a aplicação desta taxa.
O voto de protesto apresentado pelo PSD foi aprovado por unanimidade.
RL Açores