Associação de Juventude Viola da Terra e a Sons do Terreiro – Associação Cultural lançam o mote: Dia da Viola da Terra: chega-te à frente

A um mês das comemorações do “Dia da Viola da Terra – Açores e Comunidades Açorianas”, celebração nascida no Festival CORDAS em 2018 e que se celebra a 2 de Outubro, desde 2019, a Associação de Juventude Viola da Terra e a Sons do Terreiro – Associação Cultural lançam o mote: Dia da Viola da Terra: chega-te à frente!

Desde 2019 que estas duas entidades, em conjunto com a Associação MiratecArts (Pico) e músicos de várias Ilhas dos Açores têm promovido atividades comemorativas do Dia da Viola da Terra, com especial incidência em espetáculos musicais multidisciplinares e ações de sensibilização em escolas.

Ao mesmo tempo, nos Açores e Comunidades Açorianas, tem-se assistido a uma simbólica movimentação nas redes sociais, a 2 de Outubro, com a partilha de fotos de Violas da Terra, a alteração das fotos de perfil incluindo imagens de ou com Violas, de forma a celebrar este que é o maior património musical ligado à cultura popular Açoriana.

Em 2024, estas Associações fazem o apelo a que mais pessoas se “cheguem à frente”, promovendo qualquer actividade que celebre este cordofone tradicional Açoriano, de 12 e 15 cordas: uma partilha nas redes sociais, uma actividade em escolas, um momento musical surpresa para amigos e familiares, um desenho, uma pintura concretizada em turmas ou em casa com os filhos.

As duas Associações têm a sua própria programação, a ser anunciada nos próximos dias. Anualmente, tentam abranger o máximo de pessoas, implementando o máximo de actividades, no âmbito destas celebrações.

Nas páginas de facebook das suas Associações, facebook.com/aj.violadaterra e facebook.com/Sons.do.Terreiro podem encontrar material que pode ser utilizado e adaptado para diversas actividades: ilustrações para pintar, panfleto informativo sobre a Viola da Terra e logotipo do Dia da Viola da Terra.

RL/Viola da Terra

Deixe um comentário