BE está a preparar melhorias no Rendimento Social de Inserção com o Governo da República

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, anunciou que estão a ser preparadas alterações ao funcionamento do Rendimento Social de Inserção que vão melhorar este importante instrumento de emergência na resposta a situações de pobreza. A revelação foi feita esta tarde no âmbito do fórum “Desigualdades Sociais – Quebrar o Ciclo”, organizado pelo Bloco de Esquerda em Angra do Heroísmo.

As alterações estão a ser preparadas no seio do grupo de trabalho entre BE e Governo da República sobre Pobreza e Segurança Social, e vão concentrar-se na diminuição da buracracia no acesso ao RSI, na alteração gradual do montante de referência, e na forma de calcular o apoio com base na constituição de cada família.

Estas alterações vão permitir o aumento dos valores do apoio, assim como o aumento da abrangência.

Catarina Martins salientou a importância da defesa do Estado Social, nomeadamente a Escola Pública, o Serviço Público de Saúde e a Segurança Social, que estão sob o ataque do sector financeiro.

“Quando falamos de desigualdades sociais nunca podemos deixar de referir o Estado Social como a parte maior das políticas de distribuição de riqueza”, salientou a porta-voz do BE.

O Fórum realizado pelo Bloco de Esquerda Açores reuniu alguns dos mais reconhecidos especialistas, do País e da Região, no estudo das questões relacionadas com a pobreza e desigualdades sociais.

GI BE Açores/RL Açores

Deixe uma resposta