O Bloco de Esquerda defende a instalação de radares meteorológicos nos Açores e a atribuição de mais meios humanos para a delegação regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, por forma a permitir uma melhor resposta, por exemplo, em situações de condições atmosféricas severas e repentinas como as que aconteceram recentemente no Nordeste e em Angra do Heroísmo.
Numa visita à delegação dos Açores do IPMA, o candidato do BE pelos Açores, António Lima, lembrou que “o único radar meteorológico que existe nos Açores – que pertence aos militares norte-americanos – não está a fornecer dados ao IPMA, e salientou que este equipamento é o principal meio de previsão a curto prazo para alterações atmosféricas”.
O Bloco de Esquerda defende, assim, a instalação de três radares meteorológicos nos Açores – um em cada grupo de ilhas – e o aumento de cerca de 10 profissionais para o IPMA – em toda a Região – para garantir uma resposta mais eficaz dos serviços de protecção civil. “Estas medidas podem mesmo vir a salvar vidas no futuro”, alerta António Lima.
O candidato do BE garante que este assunto será levado à Assembleia da República, quer seja eleito, ou não, uma vez que é um compromisso assumido pelo Bloco de Esquerda no seu programa eleitoral. “Espero que todos os deputados eleitos pelos Açores estejam ao lado do BE quando o assunto for debatido e votado no parlamento”, adiantou.
GI BE Açores/RL Açores