
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, assinou , na Graciosa, o auto de consignação da empreitada de construção da variante à vila de Santa Cruz, projeto inserido no PRR – Rede Viária Regional dos Açores.
A nova estrada liga o parque de estacionamento da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa à estrada regional do Rebentão, com cerca de 650 metros de extensão e incluindo uma interseção giratória na ligação à ER 4-2ª, esta obra integra trabalhos de terraplenagens, drenagens, pavimentação, onde se incluem passeios e ciclovia, muros de vedação, sinalização rodoviária, iluminação pública e integração paisagística.
Segundo afirmou Berta Cabral, este investimento superior a 1,6 milhões de euros “terá um grande impacto estrutural para o desenvolvimento económico da ilha Graciosa”.
“Todas as obras são importantes, mas aquelas dizem respeito a vias, a portos e a aeroportos são fundamentais. Vivemos em ilhas e estas são, sem dúvida, as obras mais estruturantes e mais desejadas pelas populações, porque trazem qualidade de vida, trazem capacidade de mobilização e permitem a dinamização económica”, acentuou.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Adolfo Vasconcelos, também esteve presente no auto de consignação da empreitada da variante à vila de Santa Cruz, projeto inserido no PRR – Rede Viária Regional dos Açores.
Para o Vice-Presidente da Câmara, “esta obra visa melhorar a mobilidade do nosso concelho e dará outro acesso à Unidade de Saúde da Ilha Graciosa. Tendo a Câmara Municipal intervenção direta na obra, com a infraestruturação da rede de distribuição de águas”.
Realçou ainda “que a nível da rede viária o Município deu início à requalificação de vários caminhos, estando nesta fase com dois projetos em fase final de contratação”.
GRA/RL