Bispo de Angra termina visita pastoral a São Jorge com desafio da criação de cinco unidades pastorais (c/áudio)

A visita pastoral à ouvidoria de São Jorge, decorreu entre os dias 6 e 15 de Dezembro. Há 10 dias em São Jorge, D. Armando Esteves Domingues faz um balanço positivo desta visita pastoral, onde se procurou atualizar alguns serviços da ilha.

Surge ainda um novo modelo de organização geográfico que a ouvidoria quer implementar através da criação de cinco unidades, duas delas já naturalmente criadas nos Nortes e no Topo.

É ainda manifestada a vontade de “continuar a apostar e a desenvolver a formação no âmbito da Escola de Formação de Ouvidoria para os Ministérios Laicais e Diaconado Permanente” bem como a consolidação dos órgãos de comunhão, como sejam os Conselhos para os Assuntos Económicos criados ou renovados em todas as paróquias da ouvidoria e dos Conselhos Pastorais das Unidades Pastorais.

O bispo de Angra salientou ainda a “hospitalidade” dos jorgenses que agradece e refere como modelo para a Igreja açoriana.

Durante a visita pastoral o bispo de Angra  encontrou-se com uma dúzia de instituições da sociedade civil ligadas ao poder local e associativo, várias Irmandades do Divino Espírito Santo, agentes económicos e culturais e visitou todas as 13 paróquias da ilha e os curatos, passando em todas as ermidas e igrejas. A visita pastoral terminou mesmo na inauguração da obra de melhoramento da ermida de Santo António, uma ermida particular que é gerida pela Igreja, com celebrações semanais ao sábado.

RL/IA