Bolieiro anuncia novas medidas nas áreas da Habitação e Educação (c/áudio)

O Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou  novas medidas nas áreas da Habitação e Educação, com o objetivo de fixar pessoas, nomeadamente os jovens.

“Vamos agir para que cresça a oferta de habitação social e de habitação acessível à classe média, que, fruto das condições do mercado imobiliário, da subida das taxas de juro e, temos de assumi-lo, do baixo nível remuneratório que a nossa economia suporta, tem muitas dificuldades em encontrar habitação”, afirmou o líder social-democrata, no discurso de encerramento do 26º Congresso Regional do PSD/Açores, em Ponta Delgada.

José Manuel Bolieiro, que é também Presidente do Governo dos Açores, salientou que “há que agilizar os mecanismos da contratação pública para que não se percam possibilidades de financiamento abertas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.

O Presidente do PSD/Açores assegurou também que se irá “aprofundar as políticas de apoio à reabilitação urbana e de habitação degradada”, além de trabalhar para a “valorização do mercado do arrendamento”.

José Manuel Bolieiro reiterou a sua prioridade na Educação enquanto “elevador social chave da mudança que se está a operar nos Açores desde o final de 2020”, destacando os sucessos alcançados com a redução da taxa de abandono precoce da educação e formação, a par da média superior à média nacional em 10 disciplinas, incluindo Matemática A e Português.

De forma a acautelar a “aposentação massiva de docentes”, o líder dos social-democratas açorianos anunciou a “revisão do modelo de concursos docentes, atinente a princípios de fixação em ilhas e grupos carenciados, promovendo a coesão nas nossas ilhas pela Educação de qualidade”.

O Presidente do PSD/Açores deixou também um apelo à juventude açoriana para se fixar na Região de forma a “construir um projeto de vida”.

RL/PSD Açores