Uma semana recheada de programação nas escolas e ainda eventos públicos com o objectivo de promover a prática da observação de aves e fomentá-la, de forma educativa, através da dinâmica criada por intermédio das artes – é o Azores Birdwatching Arts Festival, de 13 a 19 de novembro, no concelho das Lajes do Pico.
A programação arranca pelas ruas da vila das Lajes do Pico com uma extensa exposição de fotografia, que este ano inclui seis fotógrafos: André Vieira, João Quaresma, Nuno Gonçalves, Olivier Coucelos, Pedro Madruga e Pedro Silva.
Diariamente, ao final de tarde, iniciantes na prática da observação de aves são convidados a juntarem-se no Moinho do Juncal para uma hora de “birdwatching”, apoiada pelo equipamento da ZEISS e a Loja Sniper Outdoor. Outros eventos com a natureza incluem expedição fotográfica e ainda um workshop dedicado à prática, liderado por Pedro Silva.
A música sobe ao palco do Auditório Municipal das Lajes do Pico na sexta-feira, 17 de novembro, às 21h, com Nuno Cintrão e o seu projeto “Canto dos Pássaros”. Através de uma guitarra e objetos sonoros inesperados, o público é convidado para uma viagem sonora que vai fazer soltar as asas da imaginação. O concerto é recomendado para toda a família, assim como o filme de animação no domingo, 19 de novembro, às 17h, que encerra oficialmente a programação do festival. O filme mexicano, “Ovos de Ouro”, dobrado em português por grandes vozes das nossas televisões, levam-nos numa aventura por África.
Para a programação completa visite miratecarts.com e siga nas redes sociais para acompanhar online através de imagens. Ana Brum, presidente da autarquia, nota que este é mais um programa de uma criação de sinergias entre o Município e a associação MiratecArts que pretende fomentar o desenvolvimento cultural, recreativo, artístico e social do concelho.
Miratecarts/RL