O Secretário Regional do Mar e das Pescas considerou ser fundamental a capacitação dos profissionais da pesca para fazer face aos desafios futuros.
Manuel São João, que falava no âmbito de uma visita da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, à Escola do Mar dos Açores, na ilha do Faial, revelou que pretende-se aumentar as competências dos profissionais do setor, beneficiando não só de sinergias como também acompanhando o desenvolvimento tecnológico, potenciando um maior conhecimento.
“Não é fácil mudar o paradigma, mas podemos alterar, gradualmente, para que o setor possa evoluir e caminhar por si próprio e, neste sentido, a capacitação é fundamental. Aqui, a potenciação das valências da Escola do Mar dos Açores, particularmente do Parque de Limitação de Avarias, é um valor acrescentado”, salientou, acrescentando que “é preciso aproveitar esta parceria, reforçando o bom entendimento com a Secretaria de Estado das Pescas, também ao nível do ‘know how’ da DocaPesca, do FOR-MAR e também da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM)”.
Em marcha, está a preparação de um protocolo entre a EMA, DGRM, FOR-MAR e DocaPesca, para formalizar o entendimento agora estabelecido e uma maior articulação entre os diversos parceiros no âmbito da formação.
RL/GRA