
A CDU/São Jorge reuniu no passado dia 21 de março, com o propósito de analisar a atual situação política e social da ilha de São Jorge e definir as principais linhas de intervenção de trabalho da CDU na defesa do desenvolvimento económico e social da ilha de São Jorge.
A CDU definiu como prioridade realizar uma campanha eleitoral de sensibilização e esclarecimento sobre a importância do voto nas eleições para o parlamento europeu e apelar a todos os jorgenses que é preciso lutar e avançar (sendo este o lema da CDU).
Numa nota de imprensa enviada à nossa redação, a CDU relembra “a todos os jorgenses que devem lutar pela defesa da fábrica de Santa Catarina como empresa pública, pelo direito à mobilidade seja através de transportes aéreos, marítimos ou terrestres e pela implementação efectiva de um plano integrado de transportes”.
No que diz respeito à mobilidade, os comunistas jorgenses criticam aquela que consideram ser “a falta de estratégia, planeamento e coordenação entre o Governo Regional e a Câmara Municipal das Velas relativamente à obra que está em curso na Estrada Regional nº 1-2ª”.
Em causa para a CDU está o facto de os jorgenses terem sido confrontados com a interrupção do trânsito no período de 25 Março a 27 de Abril de segunda a sábado das 9h30m às 16h00, no lugar da ribeira do Almeida, freguesia de Santo Amaro, entre o entroncamento do largo da ermida de Nossa Senhora da Luz e o entroncamento para Santo Amaro.
A CDU pergunta com que base foi tomada a decisão do encerramento da estrada? E quais foram as alternativas estudadas para a definição deste período de interrupção? Nomeadamente, a possibilidade de os trabalhos serem efetuados durante a noite com uma interrupção entre às 20h00 e as 7h00; Se existiu uma preparação do percurso alternativo? Considerando que este troço irá receber um maior número de viaturas para garantir uma circulação segura.
Estas são questões que na opinião da CDU deviam ser esclarecidas e tomadas medidas para garantir a mobilidade dos jorgenses e a segurança rodoviária.
Na nota em causa, a CDU apela à população de São Jorge que demonstre o seu descontentamento e exija a tomada de medidas.
CDU S.Jorge/RL Açores