Censos 2021 arrancam em abril

Este ano, o procedimento dos Censos é diferente. Cada habitante deve responder ao inquérito do Instituto Nacional de Estatística, em casa a partir do dia 16 de abril.

“Os Censos 2021 vão proceder-se primeiramente, pela Internet, é esse o nosso objetivo, e é aí que temos toda a nossa ênfase. É muito simples, é fácil e é seguro. O recenseador vai à porta das pessoas, vai identificar o seu edifício e vai entregar uma carta com um código. Essa carta contém também uma password e as pessoas através do site e-censos, fazem o seu log-in, entram e respondem. É rápido, porque já está personalizado para aquele edifício.”

Edmundo Oliveira, Delegado Municipal do Concelho da Calheta, reconhece também que nem toda a população possui acesso à Internet, porém, afirma que os recenseadores estarão sempre prontos a ajudar, bem como as Juntas de Freguesia.

“Compreendemos e vamos mesmo ter situações em que as pessoas não conseguem, ou não estão habituadas a usar a Internet, ou nem têm familiares ou amigos que os ajudem, então aí, o recenseador tem ferramentas disponíveis para poder ajudar a pessoa, quer seja diretamente, quer seja através dos e-balcões nas respetivas Juntas de Freguesia.”

Edmundo Oliveira explica que “os formandos deste curso, tiveram valências para informar e solicitar as pessoas e a participação de todos, porque é algo simples de fazer, é fácil e é seguro. Deste modo, os Censos são efetuados mais rápido e com informações mais corretas.”

Os recenseadores tiveram uma formação de três dias a fim de puderem realizar da melhor forma o seu trabalho.

Imagem: censos2021-ine

Laura Cabral/RL Açores